Por ser a época de excelência de utilização das piscinas, no verão deve-se ter um cuidado redobrado com a água.
De facto, esta deve estar sempre limpa e cristalina, de modo a que tenha o seu máximo proveito. Para tal, a sua limpeza manual deve ser feita pelo menos 2 vezes por semana, retirando folhas e insetos da água.
Já o sistema de filtragem deve ser ligado diariamente, entre 6 a 12 horas por dia, assegurando a eliminação de impurezas da água. Da mesma forma, os filtros (caso sejam de cartucho) e o skimmer devem ser limpos regularmente, pois a sua eficácia diminui com o acumular da sujidade.
É recomendada, ainda, a limpeza diária da área que rodeia a piscina, impedindo que impurezas entrem na água.
A piscina deve ser igualmente escovada e aspirada para que esteja sempre limpa. Caso haja uma cobertura de piscina, deve-se ter especial atenção aquando da sua abertura.
Verifique semanalmente a pressão do filtro e, se necessário, realize a operação de lavagem da areia. Geralmente, quando a pressão que marca no filtro é superior em 0,3 bar ao valor quando o filtro está limpo, aconselha-se a proceder à lavagem do filtro. Este processo é fundamental para manter o meio filtrante em boas condições e obter uma elevada eficiência na filtração.
Sempre que necessário acrescente uma dose de manutenção de produto anti-algas, para evitar que a água da sua piscina fique verde.
Reveja e reponha também os níveis de regulador do pH, desinfetante e floculante nos casos em que tenha dosificação automática de produtos químicos.
É também importante manter o nível da água correto na piscina e, no caso de adicionar mais água, analisar os valor de pH e desinfetante e ajustá-los.
Seguindo estes cuidados, a água da piscina ficará sempre limpa e nas melhores condições para que possa passar os melhores momentos de lazer.
Para mais informações sobre a manutenção de piscinas contacte a Guimágua. Com mais de 25 anos de experiência, a Guimágua é a parceira ideal para o melhor cuidado da sua piscina.