Tipicamente associadas ao verão e ao bom tempo, as piscinas são usualmente descuradas no inverno. Um erro cometido por muitos já que, apesar da pouca utilização, as piscinas precisam de cuidados durante todo o ano.
Pensando nesta estação, a Guimágua elaborou uma lista com os cuidados essenciais que deve ter com a sua piscina.
1. Cubra a piscina
Nos momentos em que a piscina não estiver a ser usada, é importante usar uma capa de proteção.
Assim, evita a subida do nível da água decorrente da chuva e a penetração de sujidade externa e os produtos químicos duram mais tempo (há menos evaporação da água).
Durante o Inverno, é recomendável que preste atenção ao estado da cobertura, pois a água da chuva ou detritos poderão causar um peso excessivo, sendo necessário limpá-la.
A cobertura atua também como elemento de segurança contra possível queda de crianças ou animais na piscina.
2. Limpe e higienize
Escova todos os azulejos laterais e do piso e remova toda a sujidade visível como folhas e insetos. Este procedimento é fundamental para evitar a procriação de bactérias e, principalmente, de algas que tornam a água inutilizável.
3. Tenha atenção ao equilíbrio da água
Os diferentes níveis de componentes devem estar com o valor ideal.
Os níveis de pH devem estar entre 7.6 e 7.2, sem esquecer que os níveis de cloro devem estar entre 1 e 3 ppm para que o banho seja saudável.
4. Realize uma cloração de choque
Aplique cloração de choque e algicida. É indispensável para manter uma água limpa e cristalina.
5. Verifique com frequência o nível da água
Com a baixa temperatura, a água pode expandir e danificar componentes de plástico como skimmer ou azulejos. Assim, certifique-se que a linha de água está abaixo do skimmer aproximadamente 50 cm.
6. Esvazie e proteja as bocas dos skimmers
Fundamental para as salvaguardar em caso de geadas e das pressões exercidas pelo gelo, bem como para evitar a entrada de folhas, sujidade, pequenos animais e chuva.