O que deve saber sobre o pH da sua piscina

O que deve saber sobre o pH da sua piscina

  por    0   12

O que significa pH

pH significa potencial hidrogeniónico, que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa, no caso da piscina da água da mesma.

 

Qual a importância do pH para uma piscina

Para as piscinas, o pH é fundamental para o equilíbrio da água, já que a sua manutenção nos valores adequados vai ajudar a manter a água saudável e a conservação da piscina e dos seus equipamentos.

 

Como é feita a medição

A medição do índice do pH da piscina é feita de maneira simples pelos test kits/estojo analisador. Além do material para a coleta da água e medição do pH, estes incluem também instruções de medição.

 

Qual o valor ideal do pH e como reajustar

Considera-se que o pH da água de uma piscina deve situar-se entre os 7,2 e os 7,6. Assim, se na altura em que realizar a análise constatar que o pH é inferior a 7,2, adicione um pouco de pH+. Abaixo de 7, a água torna-se corrosiva para os componentes metálicos aplicados, provocando irritação nos olhos, pele e mucosas. Por outro lado, se o pH for superior a 7,6, a água é calcária e irritante, comprometendo igualmente a ação dos produtos de tratamento e tornando a água turva. Nesta situação deve-se adicionar pH- de forma a atingir o equilíbrio.

 

É importante monitorizar constantemente o pH numa piscina, uma vez que só assim é possível garantir o total bem-estar dos utilizadores e a preservação de todos os equipamentos e componentes da piscina.

Se precisar de um aconselhamento ou de esclarecer mais dúvidas, contacte a Guimágua. Estamos ao seu dispor!

.